PLANO DE CURSO
Disciplina: Produção de material midiático para uso na webgincana
Professora: Tatiane
Campos
Carga Horária: 30 horas
OBJETIVO GERAL
Produzir textos, banners, vídeos e áudios (podcast) para uso na
webgincana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Fomentar
a produção textual dialógica, que conduza à compreensão das etapas da
webgincana;
2. Selecionar
informações, imagens e conteúdos para a comunicação visual dentro do ambiente
virtual;
3. Produzir
vídeos, áudios, imagens (fotografias ou ilustrações) e textos;
4. Orientar
na construção de um blog, no qual a webgincana será construída.
METODOLOGIA
Terá como princípio o processo de ação e
reflexão, considerando as atividades individuais e colaborativas;
Será
disponibilizado um tutorial do software escolhido para a edição das imagens e
áudios, o qual estará em formato de PDF no AVA;
Organização
de um diretório com imagens, vídeos, áudios e textos referentes a temática da
webgincana;
Cada
participante produzirá material midiático os quais ficarão expostos no blog
individual que será analisado pelos colegas;
Ao
final o aluno fará uma proposta de webgincana e fornecerá todos os recursos
midiáticos necessários para a realização da mesma.
AVALIAÇÃO
A
avaliação contemplará o processo de participação do aluno nas atividades online
e presencial de acordo com os critérios de participação, colaboração,
criatividade, criticidade e pontualidade.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Estação online: a “ciberescrita”, as imagens e a EAD. In: SILVA,
Marcos (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação, formação
corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
BARBOSA FILHO, ANDRÉ. Gêneros
radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas,
2003.
BELISÁRIO, Aluízio. O
material didático na educação a distância e a constituição de propostas
interativas. In: SILVA, Marcos (Org.) Educação online: teorias, práticas,
legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos
cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (Cols).
Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da
Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CORDEIRO, Leonardo Zenha.
Elaboração do material videográfico: percursos possíveis. In: CORRÊA,
Juliane (Org.). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre:
Artmed, 2007.
MORAN, J. M. O Vídeo
na Sala de Aula. Disponível em:
<http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/3927/3685>.
Acesso em: 09 fev. 2012.
SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos:
Normas e técnicas. Petrópolis: Editora Vozes, 3 ed. 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário