sábado, 24 de novembro de 2012

Aprendizagem baseada em webgincana


PLANO DE CURSO

Disciplina: Produção de material midiático para uso na webgincana
Professora: Tatiane Campos
Carga Horária: 30 horas
OBJETIVO GERAL
    
     Produzir textos, banners, vídeos e áudios (podcast) para uso na webgincana.       

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.   Fomentar a produção textual dialógica, que conduza à compreensão das etapas da webgincana;
2.   Selecionar informações, imagens e conteúdos para a comunicação visual dentro do ambiente virtual;
3.   Produzir vídeos, áudios, imagens (fotografias ou ilustrações) e textos;
4.   Orientar na construção de um blog, no qual a webgincana será construída.


METODOLOGIA

      Terá como princípio o processo de ação e reflexão, considerando as atividades individuais e colaborativas;
Será disponibilizado um tutorial do software escolhido para a edição das imagens e áudios, o qual estará em formato de PDF no AVA;
Organização de um diretório com imagens, vídeos, áudios e textos referentes a temática da webgincana;
Cada participante produzirá material midiático os quais ficarão expostos no blog individual que será analisado pelos colegas;
Ao final o aluno fará uma proposta de webgincana e fornecerá todos os recursos midiáticos necessários para a realização da mesma.

AVALIAÇÃO

A avaliação contemplará o processo de participação do aluno nas atividades online e presencial de acordo com os critérios de participação, colaboração, criatividade, criticidade e pontualidade.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA


ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. Estação online: a “ciberescrita”, as imagens e a EAD. In: SILVA, Marcos (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

BARBOSA FILHO, ANDRÉ. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

BELISÁRIO, Aluízio. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, Marcos (Org.) Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (Cols). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CORDEIRO, Leonardo Zenha. Elaboração do material videográfico: percursos possíveis. In: CORRÊA, Juliane (Org.). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/3927/3685>. Acesso em: 09 fev. 2012.

SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Normas e técnicas. Petrópolis: Editora Vozes, 3 ed. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário