segunda-feira, 14 de maio de 2012

Curso: Mídias na Educação


MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


PLANO DE CURSO


Professora: Esp. Tatiane Simone Campos Magalhães. (Mestranda)

Contato:
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0403442479085189



MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.

Público alvo: graduandos e profissionais interessados na temática, que desejam conhecer ou aperfeiçoar as técnicas de produção de material audiovisual com fins pedagógicos.

Carga Horária: 40h – 20 horas de encontros presenciais e vinte horas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou blog com mediador.

EMENTA
Os recursos tecnológicos nas atividades de ensino e aprendizagem, o planejamento estratégico na produção de áudio e vídeo. Os aspectos metodológicos do aprendizado mediado pelas mídias. 

OBJETIVOS
  1. Trabalhar a comunicação visual de uma apresentação no cenário acadêmico, considerando as regras para o uso de textos e imagens em slides e vídeos;
  2. Abordar os principais critérios técnicos e didáticos de uma pré-produção para preparação de material audiovisual;
  3. Roteirizar uma aula e transformá-la em vídeo;
  4. Elaborar banner com fins acadêmicos;
  5. Produzir podcasting para uso pedagógico;
  6. Executar apresentação em slides.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
04/08 (Encontro presencial). Comunicação visual e sonora. Princípios e conceitos. Tipos e uso das tecnologias da comunicação. Leis e regras do uso de imagens e áudio.  Roteirização de conteúdo. Oficina com o Windows Movie Maker e o Audacity.

06 a 10/08 (Atividades online). Guia de recomendações para produção de vídeo. Mediações tecnológicas na Educação. Conceitos e fundamentos do uso das mídias.
11/08 (Encontro presencial). Produção de vídeo e slides. Edição de imagens e áudio.

13 a 17/08 (Atividades online). Elaboração de roteiro. Exposição de produções.

18 a 24/08 (Atividades online). Planejamento de aulas e eventos acadêmicos usando as mídias audiovisuais. O banner como instrumento de aprendizagem.

25/08 (Encontro presencial). Oficina tira-dúvidas no laboratório. Exposição de todos os trabalhos produzidos.

METODOLOGIA
A metodologia do curso seguirá um processo de descrição de normas técnicas baseadas na ABNT, focando a produção de textos e material audiovisual no âmbito acadêmico.
      A divisão das etapas se organizará em momentos presenciais e online, os quais focam a produção textual transformadas em material audiovisual com finalidade acadêmica.
      O material colocado à disposição no AVA em formato de PDF e vídeos, contemplará as dicas e sugestões de produção e construção de material audiovisual, um glossário de significados dos principais termos metodológicos e específicos da área.
      O cursista participará de atividades que auxiliarão na produção de material acadêmico visando à produção de aulas e seminários com o uso das mídias audiovisuais.
      Ainda no AVA, os alunos participarão de atividades (como fórum, hipertexto, texto simples e tarefas com envio de arquivo), que visam à motivação para a troca de informações que auxiliam na construção do seu conhecimento, sendo todas as atividades mediadas pela moderadora.

AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, usando como parâmetro a apropriação do conteúdo pelos alunos, mediante atividades online e presenciais de acordo com os critérios estabelecidos para a produção dos textos e material audiovisual. Será utilizado como instrumentos de avaliação o acompanhamento de atividades no AVA, a observação da produção e a exposição em classe (durante os encontros presenciais) das produções.



BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 5. ed. revista e ampliada, 2007.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In.: SILVA, Marco (Org.). Educação Online. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2006.

BONASIO, Valter. Televisão: Manual de Produção & Direção. Belo Horizonte: Ed. Leitora, 2002.

CASCAIS, Fernando. Dicionário de Jornalismo: as palavras dos media. Lisboa: Verbo, 2001

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Coleção: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. vol.1. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (Cols). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CORDEIRO, Leonardo Zenha. Elaboração do material videográfico: percursos possíveis. In: CORRÊA, Juliane (Org.). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 1996.

MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em: <http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/3927/3685>. Acesso em: 09 fev. 2012.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Normas e técnicas. Petrópolis: Editora Vozes, 3 ed. 2007.